quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

QUEIRA ATINGIR O FUNDO DO POÇO

Retrospectiva - RETROS SPECIO - olhar para trás...

E quem evita olhar para trás, está fadado a cometer erros iguais mais à frente. Olhe! Reflita sobre o quanto você cresceu esse ano. Anos difíceis não são tão ruins quando a gente fica diante do computador para escrever no último dia sobre eles. 

É certo que muita coisa é tão pesada que você duvida que seja necessária tanta dor para aprender. Mas quando você passa pelo caminho tortuoso, você reflete que tudo foi escolha sua. E é assim, responsabilizando a mim mesma que eu consigo superar o que de mau me aconteceu. 

Drummond certa vez, falou que o ano era uma industrialização da esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Para ele o ápice é hoje, e um novo ciclo se inicia amanhã. Devo dizer que comigo não funcionou, uma vez que em fevereiro eu já estava exausta e fui mantendo uma sobrevida até novembro. 

Porém, não entrego os pontos fácil - quiçá nunca. Demorou para que eu atingisse o fundo do poço, às vezes pensava não ter fim, pois a queda era livre e não tinha onde me amparar. Cada vez mais eu caia no abismo e por muitas vezes achei que jamais ficaria curada, pois a tristeza é doença que quando atinge a alma, não tem cura. E minha alma estava assim perdida, caindo em um abismo que eu fui empurrada não por aqueles me fizeram mal, mas pelas minhas escolhas que permitiram o mal que me fizeram. 

Mas, eu sempre soube que tudo o que eu precisava era chegar ao fundo do poço. Isso! Muitas pessoas evitam, mas eu louvava demais essa possibilidade e mesmo desacreditando de toda e qualquer esperança que não depende de mim, eu esperava com todo desejo chegar ao fundo. 

Primeiro porque enquanto se está caindo, a força gravitacional te puxa pra baixo e tua densidade não é suficiente para flutuar. Você não tem onde se apoiar. Você está em queda livre. Você não sabe quando vai parar de cair e toda preocupação que você tem gira em torno de incertezas.

Segundo que caindo, desesperado e cheio de incertezas, é impossível refletir sobre qualquer coisa. É preciso estar lá no fundo do poço para pensar estratégias de sobrevivência, saber o que fazer. Quando se acredita que o poço tem fim, por mais profundo que ele seja, quando você chega lá, você tem tempo para consertar o que quebrou, juntar os cacos e se refazer.

É verdade que você não sai do fundo do poço ilesa. Seu sorriso pode não ser mais tão largo; seu olhar carrega um pouco de tristeza; e o coração, cicatrizes. Também é preciso humildade para sair do fundo do poço. Muitas vezes ter que dar a mão a pessoas que você jurava que nunca mais precisaria, mas que foram as únicas que estenderam o braço para te puxar. Quando muito, você volta um pouco ao que era antes de suas escolhas e engole todo orgulho e vaidade.

Mas o fundo do poço existe justamente para que dispensemos de nossa vida o orgulho e vaidade. O fundo do poço existe para cultuar a humildade e nos fazer reconhecer aqueles que verdadeiramente nos amam. O fundo do poço é essencial ao caminho de volta à vida.

Assim, em 2016, eu desejo desejos! E que cada desejo desejado seja realizado e dê origem a outro desejo. Desejo um ano repleto de desejos a você e  mim. Pois é a vontade de viver que nos mantém vivos.


Nenhum comentário: