domingo, 27 de dezembro de 2015

E SE ARREPENDIMENTO MATASSE?

Oi
Hoje estou aqui, após um longo tempo, para falar mais uma vez de minhas observações. A cada dia que passa, atesto como o mundo é mesmo um baile de máscaras onde cada um usa aquela que lhe convém. Longe de mim atirar a primeira pedra, nem a segunda ou a última. Sou tão hipócrita quanto os que fazem isso, até porque um dia devo ter feito e que o bom senso me livre de fazer outro dia. Mas o que é 'isso' a que eu me refiro? Vamos lá!

O mundo, a vida, as experiências, os traumas, a presença de alguma entidade ou divindade em sua vida... Seja qual for a força, todos estamos sujeitos a arrependimentos por algo que fizemos. Ainda que tenha sido a nossa própria vida. Explico. Alguém que foi tido como um filho mau e que maltratou os seus pais, pode se arrepender em algum momento e mudar seu comportamento. Alguém que foi cristão e hoje é muçulmano e olha pro seu passado acreditando que foi um erro, que foi tempo perdido e se arrependeu. Alguém que teve relacionamento homoafetivo e hoje constituiu uma família ao lado de alguém do sexo oposto e se arrepende do seu passado... Ou o contrário também, claro! Alguém que foi muito oprimido em um relacionamento heteroafetivo e hoje é feliz ao lado de alguém do mesmo sexo e se pergunta: como foi possível perder tanto tempo?

Enfim! Inúmeras situações ocorrem na vida de todo mundo em todo o tempo e são passíveis de serem revertidas. A vida dá essa chance, o mundo dá essa chance. Até Deus garante salvação aos que se arrependeram... E, por isso, em questão última: o arrependimento é DIVINO (e necessário) para as religiões, seitas e até estilos de vida.

Mas, porém, contudo, todavia, entretanto... Que dizer das pessoas que não se contentam com o arrependimento e não têm capacidade de assumir o que elas achavam errado em sua prática como uma responsabilidade delas? Particularmente, algo que me incomoda demais é a transferência de responsabilidade a outrem de algo que você praticou. Assim, nada impede que eu um dia tenha defendido o PT e votado no Lula 2x e em Dilma 1x. Nada me impede também de dizer que hoje eu não votaria, que não votei na última eleição e que desacredito do partido. Me sinto traída pela ideologia que um dia defendi, porém é diferente de dizer, por exemplo, que
nunca fui pró-governo, eu fui influenciada pelo meio que eu estava a declarar isso, sob pena de não ser aceita

Outro exemplo, ainda mais simples, se eu bati no copo e quebrei, EU QUEBREI O COPO! Não foi o copo que quebrou. Entenderam a questão?

Explicando ainda mais, porque se alguém faz isso, simplesmente pare! Eu posso ter tido um, dez, mil, dez mil relacionamentos homoafetivos e pode ter sido muito bom aos meus olhos na época. Mas hoje, eu me arrependo. Sou uma mulher Hétero com H maiúsculo, casada, tenho filhos e sou católica apostólica romana, faço novena, trezena e me chicoteio quando peco. Olha só! Então eu olho para trás e digo
Nunca gostei de beijar outra mulher. Mas eu precisava fazer isso para ser aceita no grupo. Tinha medo de ser rejeitada.
pausa porque enjoei aqui

Ahhh, vamos combinar, né? Ninguém pode te obrigar a ser bissexual ou petista ou nazista ou roqueira, ou cristã. Se você curtia dançar na boquinha da garrafa e hoje só ouve Led Zeppelin, beleza! Se pra você vale ser a dita cidadã respeitada que trabalha fora, cuida da casa, dos filhos, do marido, vai à igreja acender vela pros santos e aos domingos vai ao zoo dar pipoca aos macacos, entenda que foi uma mudança sua, motivada por suas experiências, vivências e traumas. Pelo arrependimento mesmo!

Seja forte o suficiente para dizer que fez e se arrependeu e hoje não faria mais. Não transfira a responsabilidade do que fez ao grupo que pertenceu um dia. Não cuspa no prato que comeu, pois um dia poderá ter fome novamente. Se você é mentalmente capaz, nem mesmo amigos que se drogam, conseguem te convencer a se drogar. Eu já estive presente em grupos de amigos onde alguns se drogavam e eu nunca experimentei nada. Do mesmo modo, se aquilo me incomoda, eu estou com os pés desamarrados para sair.

Não, doce criança... Nunca se iluda! Saiba que o grupo a que você pertence hoje, pode te decepcionar tanto ou mais do que aquele que você julga ter sido tão perverso com você. E a vida é tão sarcástica com quem não aprende com os erros que é capaz de te dar outra chance de se arrepender, pra ver você abrir a boca e dizer, mais uma vez, que foi vítima de uma lavagem cerebral e agora se curou.

Curou, mas ficou sequelas.

Curou, mas não importa o que você faça seu arrependimento não mata seu passado e as escolhas que você fez. Apenas se arrependimento matasse, você seria capaz de matar a sua história.

Nenhum comentário: