segunda-feira, 16 de junho de 2014

Faça do tempo o seu servo

Alguém já disse certa vez que se o dia tem 24h, devemos dividi-lo em 3 tempos de 8 horas. Assim, teríamos 8h para dormir, 8h para trabalhar e 8h para o lazer. Perfeito demais, não acham? Mas é irreal! Certamente quando disseram isso, não consideraram o tempo que passamos comendo, tomando banho e no trânsito, por exemplo.
É essencial sabermos administrar o tempo em nossa vida. Nós devemos ser os senhores e o tempo nosso servo, ou seja, ele existe para nos servir e não para que sirvamos a ele. O tempo existe para nos proporcionar oportunidades de realizar nossos desejos e obrigações. No entanto, hoje encontramos trabalhadores que para chegar ao seu local de trabalho, têm que sair de sua cidade e quando chegam, enfrentam jornadas de até 10h diárias. No mínimo, essa pessoa já empregou mais de 12 horas do dia considerando sua pausa para almoço, seu tempo de preparação e seu trajeto até o local de trabalho. Aí restam 12 horas para o indivíduo dormir, dedicar tempo à família e ainda resolver assuntos pessoais como pagar contas, ir ao banco, ir ao dentista...
Muito injusta mesmo essa divisão, concordam?
Mas o que dizer daqueles que chegam ao seu trabalho e quando estão prontos a produzir, o bendito celular avisa que chegou mensagem no whatsapp? Aí você pára para visualizar e responder. Se for algo banal, você responde e se despede, mas e se for algo de extrema importância para você? Não se engane, meu amigo, você vai passar mais algumas dezenas de minutos resolvendo aquele assunto, que provavelmente não vai ser resolvido e agora você tem duas responsabilidade inacabadas: o trabalho e o assunto que não resolveu. Além disso, quando você voltar ao trabalho, sua mente vai precisar voltar ao estágio inicial para canalizar sua concentração e atenção à atividade que estava fazendo.
No debate sobre ser contra ou a favor da liberação do uso de redes sociais em local de trabalho, eu ainda fico em cima do muro. A cultura do povo brasileiro é de sempre “empurrar com a barriga” e “fazer quando der”. Sendo assim, é provável que se o chefe liberar geral o uso da internet estará fadado a fracassar em pouco tempo. Por outro lado, pensando no fato que o indivíduo passa a maior parte do seu tempo dentro da empresa, é natural e saudável que ele tenha pequenas pausas para relaxar seja isso em redes sociais ou em ambientes propícios na própria organização. O limite é o bom senso. Você é pago para executar a atividade ‘x’ e precisa executá-la para continuar sendo pago. Se você não executa porque passa mais tempo se divertindo do que trabalhando, a porta da frente estará sempre aberta para você sair e deixar que outro entre.
Nessa teia que o sistema tece a nossa volta e que acaba nos prendendo e nos deixando reféns dela, onde fica o tempo para nossa família e nossa vida social de fato? Fazer aquilo que nos dá prazer tem uma dicotomia gigante com fazer aquilo que somos obrigados a fazer.
Dentro dos lares, o amor se perdeu. As famílias não se cruzam mais, não fazem mais refeições juntos e coisas importantes acontecem na vida de alguns membros sem que os outros sequer saibam. Tudo isso porque não existe tempo para a família. Mas, esperem um pouco... O tempo existe sim, apenas está sendo mal administrado. E administrar o tempo é mais difícil que administrar uma multinacional, pode acreditar.
Outra dicotomia está no fator tempo e dinheiro. Quantos estão com tempo sobrando, mas adorariam estar ocupados num emprego recebendo algum dinheiro? E quantos não recebem seus bons e suados salários, mas adorariam um pouco mais de tempo para usufruir dele? A discussão é muito profunda, envolve aspectos econômicos, políticos e sociais.
Reflita como você tem gasto o seu tempo. Sua sede incessante por crescer e ganhar sempre mais, sufoca as outras áreas de sua vida? Quanto você tem perdido para ganhar recompensas financeiras? Seu filho se alegraria mais com um presente ou com sua presença na vida dele? Lembre-se que querer dar ao seu filho tudo o que você não teve, não é a melhor estratégia, pois às vezes ele não quer tudo o que você não teve, ele quer apenas o que você não tem: seu tempo.
Qual o preço de poder deitar a cabeça no travesseiro à noite e ter uma noite de sono regenerador, sem ouvir o maldito despertador gritando às 4:30 da manhã?

Repense sua vida, administre o seu tempo. Não leve preocupações do trabalho para sua casa. Priorize a sua família. Dedique os melhores anos de sua vida às melhores pessoas de sua vida. Durma bem, sorria, converse, faça amigos, visite asilos e orfanatos, viva!

Nenhum comentário: