quarta-feira, 18 de junho de 2014

Estratégia para tomar decisões difíceis

"Só estou onde estou, porque tudo que planejei deu errado."
Rubem Alves

Olá. Além da condição temporal em que todos nós nos encontramos, temos algo a mais em comum: todos nós temos dificuldades em tomar decisões, especialmente quando estas decisões repercutirão sobre nossa vida de maneira significativa.
Digo que devo aos meus estudos em Administração, essa habilidade e porque não dizer, frieza em tomar decisões. Sem entrar no âmbito das empresas, que possuem ferramentas tecnológicas e pessoal especializado em tomar decisões, vamos focar em nossa vida. Todos nós estamos a todo momento tomando decisões, abrindo mão de algumas coisas para conseguir outras... Se você não foi educado como uma criança mimada, tendo sempre à mão, tudo o que desejava, provavelmente sua vida foi construída em tomadas de decisões. Mas se você está no grupo dos não-preparados-para-a-vida, tenho a obrigação moral de te sacudir e dizer: aprenda a viver, pois na vida, 90% não está feito e 10% está inacabado e compete a VOCÊ completar as lacunas.
Volte ao passado e lembre-se das vezes em que você escolheu obedecer aos seus superiores e falhou com a turma, ou quando decidiu estar numa boa com a “galera” e arcar com as consequências de uma desobediência. Toda decisão que você toma, tem uma consequência e não compete aqui julgar se é boa ou má, mas se você pauta sua vida dentro dos padrões sociais estabelecidos, provavelmente você terá o mesmo julgamento que eu tenho nas tomadas de decisões que envolvem consequências mais ou menos danosas.
Durante muito tempo em minha vida, eu me senti perdida diante das situações que exigiam uma decisão mais difícil. Foi assim na decisão para o primeiro vestibular... Foi assim na decisão para seguir ou deixar o teatro... Foi assim, na construção de minha identidade e na construção de quem eu sou hoje.
No entanto, posso afirmar que todas as situações que eu passei contribuíram para o que sou hoje. E para você também. Tudo o que você e eu somos hoje é fruto dos erros naquilo que planejamos e ora, se estamos aqui lendo este artigo, podemos nos considerar vitoriosos.
Hoje, desenvolvi um método simplista de tomar decisões e que me ajuda muito. Creio que a maturidade diante das frustrações e escolhas erradas, me fez construir um meio de minimizar os efeitos de minhas escolhas. O método não é difícil e está longe de cálculos e softwares para tomada de decisão. Vamos lá!
Pegue um papel e caneta, ou abra um documento do Word... Isole as opções que estão disponíveis e elenque os prós e contras. Ficou difícil? Vamos ver um exemplo!
Vamos considerar uma jovem de 17 anos que acabou de sair do Ensino Médio e quer ingressar na Universidade, mas está em dúvida entre um curso na área de saúde e outro na área de humanas. Contextualizando a vida desta jovem, vamos supor que ela vem de uma família classe média baixa, estudou a vida toda numa escola pública e cresceu ouvindo que seus pais só se responsabilizariam por sua educação até o fim do “2º grau”, a partir daí, ela teria que criar suas próprias condições de estudar...
Também vamos admitir que ela está INDECISA, ou seja: ela não tem preferência por esse ou aquele curso, na verdade ela consegue se ver exercendo as duas profissões.
Logo, ela precisa considerar os prós e contras dentro da realidade dela em optar por um curso e outro. Dentre os itens, ela pode analisar, por exemplo: o tempo necessário para concluir o curso, o retorno esperado, a realização, o reconhecimento...
Hoje, eu não consigo conceber a ideia de tomar uma decisão importante sem projetar um cenário dessa escolha no futuro. Aplicar este método pode não ser sempre eficaz, nem é essa a proposta. Em todas as decisões, precisamos considerar que o ambiente em nossa volta está em constante mudança. Em todo momento o mundo é bombardeado com fatos que interferem em nossas escolhas. Logo, é possível que seus planos falhem, mas a visão que você foi forçado a ter sobre suas opções, vai te dar ânimo para se reerguer e estabelecer novas metas. E assim, construir novos quadros de análise, novos pontos positivos e negativos e novas possibilidades de escolha e de vida.

Esse era o recado para hoje. Espero que de alguma forma tenha ajudado você a tomar decisões, ou em último caso, apenas levado você a refletir sobre o assunto. Deixe seu comentário e se tiver sugestão de temas para as próximas publicações, envie um e-mail.

Nenhum comentário: