terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Como ser autosuficiente

RELACIONAMENTOS - Independência emocional

Por: Sandra Maia

Incrível! Está tudo bem, você dominando a situação, só, feliz, inteiro, sem dívidas, sem culpas, sem qualquer outro no coração ou na cabeça - livre, desocupado, disponível e, mais que tudo, absolutamente feliz! Pronto para começar uma nova relação e certo de que isso não faz a menor diferença para seu estado de espírito. 

Você finalmente está auto-suficiente sem ser egoísta. Continua se amando, amando os outros, mas deixou esvaziar aquela sensação enlouquecida de necessitar do outro para respirar. Pode, por isso, analisar incluir ou não uma relação na sua vida. Pode escolher: entrar ou não em um relacionamento saudável. Pode decidir por manter tudo como está ou recomeçar a amar.

Trabalho


Agora você está na melhor das situações, embora muitos a seu lado ainda não possam alcançar o estado em que chegou! Chegar aqui dá trabalho? Sim, um trabalhão danado. Demanda trabalhar a auto-estima, mudar o foco e deixar para lá a função insana de se ocupar com o outro. É importante mudar de lado e assumir a si mesmo. Abrir mão da dependência emocional, evoluir.

Não é mesmo simples e muito menos rápido, mas é possível. Estar só não por medo, mas por opção! Até porque, o fato de ter feito escolhas erradas, simplesmente não pode condená-lo a continuar errando e a única forma de sair desse círculo é compreender que sim, você errou, escolheu o pior e se deixou iludir. Mas passa! Dói, mas crescer dói, olhar para os erros é dolorido, compreender o que nos faz manter um comportamento doente, vicioso, o que nos faz viver uma vida é um temor. Mas, fazer o quê? Se esse é o remédio, que assim seja! Vamos olhar para trás e poder andar para frente! Vamos trabalhar o emocional.

Amadurecer

Então, depois de tudo entendido, depois de um bom período na terapia, na análise, na auto-descoberta, está tudo bem. Sem os véus é possível viver. Viver de forma diferente. No aqui, agora, para escolher melhor com base em todo o aprendizado adquirido.

Exercer esse poder de escolha é mesmo o máximo! E faz tão bem, que eu realmente recomendo deixar de lado o que não serve e focar no que faz bem! Esse é mesmo o melhor dos mundos. E, para tal, não há mágica. É preciso deixar de lado tudo o que for piloto automático, conforto desconfortável, acomodação. É necessário usar a força e a coragem - que pode estar escondida por anos de submissão. É preciso pegar a vida com as próprias mãos. Não se deixar levar - ao contrário, definir os caminhos, as diretrizes a forma como quer chegar do outro lado. Plantar o bom para colher beleza, verdade, bondade. Respirar e inspirar. Viver porque é bom. Porque podemos mais.

Sonhos

Tudo isso pede auto-conhecimento, recuperação da auto-estima e, um toque de desapego. Desapego da dor, do sofrimento, de tudo o que não é coerente com as nossas novas escolhas. Com nossos sonhos. Sim, sonhos.

Para estar totalmente de bem, precisamos relembrar nossos sonhos. Trazer de volta uma a um - viver a que viemos, ou seja, brilhar. Por isso, quando está tudo bem podemos sempre celebrar! Festejar, a vida, as datas importantes, o momento. Escolhas, sempre escolhas!


*Sandra Maia é autora dos livros: 
Eu Faço Tudo por Você - Histórias e relacionamentos co-dependentes e Você Está Disponível? Um caminho para o amor pleno.
Disponível em: http://www.oinconfidente.com.br/noticias/acervo/566

Nenhum comentário: