sábado, 4 de janeiro de 2014

Para começar bem, evite a ansiedade

Para quem ainda não sabe, agora sou colunista do Jornal de Caruaru e todas as quartas publico um texto sobre algo relacionado ao bem-estar. Para quem não conferiu o primeiro post, atualizo aqui no blog.
-----------------------
Saudações de um ano novo cheio de boas promessas e melhores desejos renovados a todos que me leem! A partir de hoje, temos um encontro marcado, todas as quartas, aqui no Jornal de Caruaru. Onde falarei sobre tudo o que diz respeito ao nosso “Bem-Estar.”
Hellen Taynan
Hellen Taynan
O ano está novinho e oferecendo um novo livro repleto de páginas em branco para você escrever a sua história da melhor forma possível e isso só depende de você. Problemas existirão em muitos momentos, mas o significado deles em sua vida terá o espaço determinado por você mesmo.
Dia 01 de janeiro é marcado por planos e projetos que geram expectativas e expectativas geram ansiedade. Todos nós somos ansiosos? Em geral, sim. A ansiedade é um traço que além de psicológico, faz parte da característica biológica do ser humano. Fica-se ansioso naturalmente aquele que espera a chegada de alguém querido, o resultado de um concurso ou em momentos que antecedem situações novas que remetem ou não a perigo (medo, nervosismo, desejos, etc). O cuidado que devemos ter está em evitar que a ansiedade enquanto processo natural ocupe o lugar de nossa vida e passemos a viver em torno de uma expectativa, medo ou nervosismo. Quando isso acontece, temos um transtorno de ansiedade, um processo patológico onde os sentimentos em volta do que poderá ocorrer dominam todo o tempo impedindo o indivíduo de realizar suas atividades normais, podendo desencadear outras patologias que, em casos extremos, podem incapacita-lo permanentemente.
Os sintomas dos transtornos de ansiedade em pouco tempo são percebidos pelas pessoas ao seu redor, estes sintomas denotam, dentre outros, os tão falados transtornos obsessivo-compulsivos (TOC) e síndrome do pânico. Em graus elevados, diante de uma crise de pânico, por exemplo, um surto psicótico fica iminente e suas consequências podem ser devastadoras e até irreversíveis em alguns casos.
Os tratamentos para os transtornos de ansiedade agrupam sessões de psicoterapia e visitas regulares a um psiquiatra que vai recomendar o uso de alguma substância capaz de controlar os desequilíbrios. Hoje, a indústria farmacêutica dispõe de antidepressivos e ansiolíticos muito modernos e eficazes. Os efeitos colaterais tão temidos por esta classe de medicamentos estão sendo cada vez mais minimizados de forma que a beneficência é obtida até mesmo a partir da primeira semana de uso. O inconveniente neste tipo de tratamento é o tempo prolongado que ele dura.
Transtornos mentais não são como um resfriado ou uma infecção corriqueira. O tratamento deve ter hora para começar, mas não se pode abandoná-lo ao primeiro sinal de melhora. É necessário um acompanhamento multiprofissional e muita disciplina acima de tudo. Os medicamentos atuam inibindo as sensações de medo extremo ou nervosismo e é comum que após algumas semanas, muitos indivíduos se considerem curados e abandonem o tratamento; não tarda muito, os sintomas voltam, em geral com maior intensidade. Outra problemática ligada ao fato tempo reside na dificuldade em diagnosticar uma patologia mental, pois os sintomas são muito parecidos e as linhas tênues entre um e outro diagnóstico. Mais um motivo para persistir no tratamento e nas visitas ao psiquiatra. Em geral hoje, os profissionais da área de saúde e equilíbrio mental preocupam-se muito mais em tratar os sintomas em detrimento de buscar rotulações, muitas vezes determinísticas e errôneas. A máxima “de perto, ninguém é normal”; nunca fez tanto sentido na vida das pessoas como hoje. Estresses no trânsito, trabalho, faculdade, problemas familiares, TPM e diversas pressões por escolhas e decisões urgentes e corretas contribuem para um desequilíbrio em algum momento da vida é necessário persistir em autoconhecer-se para identificar quando as adversidades saem do padrão natural e tornam-se prejudiciais à boa convivência.
Se você está passando por momentos de tensão e teme que isso evolua para uma patologia, existem métodos naturais de alimentar sua saúde emocional e preservá-la. Meditar, elevar o pensamento a Deus em oração, exercitar a respiração, ler bons livros e ouvir músicas de boa qualidade são meios de evitar o estresse que leva à ansiedade. Em Caruaru, é possível encontrar parques arborizados, com paisagens tranquilas, propícios à higiene mental. Experimente alimentar sua alma de bons costumes e o autocontrole irá manter sua mente sã.
Até quarta!
————————————————————————————————————————
Hellen Taynan: É Bacharel em Administração pela UFPE, pós-graduada em Administração e Marketing pelo Grupo Uninter. Psicanalista formada pelo Instituto Internacional de Psicoterapia e atualmente, graduanda de nutrição na UFPB. Escreve, às quartas, a Coluna Bem-Estar, no Jornal de Caruaru. Sugestões e pautas: hellentaynan@gmail.com

Nenhum comentário: