quarta-feira, 9 de julho de 2014

Entre o teísmo e o ateísmo

A fé é algo que sempre vai existir, até mesmo entre o mais cético dos homens. Um ateu que nega a fé contradiz a si mesmo quando está diante de uma situação e cria expectativas. Um ateu que “acredita que...”, está dizendo que sua fé está no que se sucede após o “que”.

Menos importa se após o “que” virá Deus ou ele mesmo. O que importa é que o ateísmo é derrubado antes mesmo do primeiro capítulo do seu discurso.

No entanto, se analisarmos a palavra em seu sentido etimológico, podemos começar um debate e suscitar uma reflexão. A palavra “ATEU”, deriva do grego antigo e é formada pelo prefixo “a”, significando "ausência" e o radical "theos", significando "deus". O significado literal do termo é, então, "sem deus".

Bom, eu sou TEÍSTA. Eu não acredito em duendes, por exemplo. Eu sou ADUENDES? Eu perderia meu tempo para provar que algo que não existe?

Aquilo que não existe, não me faz falta. Mesmo se eu souber que haverá alguém que acredita e jura que existe, eu não vou dedicar esforços a disseminar que esta pessoa pensa errado. A regra de boa convivência é respeitar a fé e a não fé.

Quando eu me importo em provar algo que eu não acredito, eu estou dizendo que eu acredito mais do que qualquer outra pessoa. Passar dias, meses e anos desenvolvendo teorias acerca da não-existência de Deus significa divulgar ao mundo que Deus existe. Não só isso, uma pessoa que age assim, está dizendo que sua fé ultrapassa a minha, uma vez que eu não tenho nada de relevante publicado sobre o assunto. Você acredita em Deus. Você não aceita a possibilidade de existir um ser mais poderoso que você mesmo.

Questiono, duvido, reflito e sofro quando me dirijo a Deus. Certamente eu não sou a filha preferida dEle. Talvez a fé que ele sonhava que eu tivesse fosse aquela cega, capaz de fechar os olhos e lançar o corpo de cima do abismo. Eu não tenho essa fé perfeita como os crentes em geral costumam ter.


Ateus da Via Láctea e de tantas outras galáxias! Filhos da poeira das estrelas! Frutos da evolução de material abiótico! Direcionem seu tempo e sapiência a explicar aquilo que vocês acreditam. Ateus sempre vão existir tais como os crentes. Não vou lutar para que você se torne teísta, pela simples razão que você não acredita. Do mesmo modo, não perca seu tempo tentando me tornar ateu, pela simples razão de que eu sou teísta.

Nenhum comentário: