quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Depressão, o câncer da alma

Por: Hellen Taynan

O sofrimento não depende de você, mas o espaço que ele vai ocupar em sua vida, sim. No mundo, existe mais de 7 bilhões de pessoas e todas passam, passaram ou passarão alguma dificuldade na vida. Os problemas vêm para nos fazer crescer, vêm para nos ensinar algo e mesmo quando pensamos que não tem propósito nenhum passar por determinada situação, mais a frente veremos que foi necessário.
Quando verificamos as mudanças que ocorrem no reino animal, percebemos que nenhuma delas vem sem dores e sofrimentos. Como exemplo, temos a ostra que para produzir a pérola, precisa ser ferida e invadida por parasitas e após lutar contra eles, vai produzindo uma “verruga” que vai crescendo até termos a linda e preciosa pérola. A pérola é uma ferida cicatrizada e não existe cicatriz sem quem antes haja uma dor. Quantas pérolas você já produziu?
A superação de um acidente, uma enfermidade, a perda de um ente querido, um não quando você apostou tudo o que tinha em um sim... Todas estas coisas servem para nos lapidar e nos fazer olhar para a vida de outra maneira.
Eu venci um câncer! Eu tive depressão e a depressão é o câncer da alma. Esse é o mais arrasador de todos, pois enquanto nos outros tipos de câncer o paciente luta pela vida, na depressão o paciente só deseja a morte e não vislumbra uma saída para o sofrimento que o aflige. Eu lutei contra a depressão por quase 10 anos. Experimentei várias drogas receitadas por “n” psiquiatras até encontrar a medicação correta porque o que serve para uns, não faz o mesmo efeito para outros.
Hoje, curada desta enfermidade, decidi tentar impedir de alguma forma que as pessoas cheguem ao estado que eu cheguei. Eu estudei, me formei em psicanálise, estou sempre lendo livros sobre o assunto, escrevendo e pensando sobre isso. Estou disposta a ajudar, pois aprendi que na vida só fazemos a diferença se pudermos servir de alguma forma às pessoas.
O processo de cura da depressão envolve tempo e amor dos que estão ao seu lado. A maioria das pessoas que vencem esta enfermidade encontra em Deus a resposta para a vida. Eu sei que acima de medicamentos e visitas a médicos, a fé que descobri dentro de mim foi fundamental para que eu encontrasse a cura.
Esteja atento para os sintomas iniciais da depressão! Às vezes, o estresse do dia a dia, a privação de sono, maus hábitos alimentares ou uma frustração aparentemente pequena, pode ser o disparador da doença. Eu me coloco à disposição para conversar com você que precisa de alguma ajuda. Muitas vezes uma palavra certa é tudo o que precisamos para erguer a cabeça e seguir em frente antes que a doença se instale em nosso corpo.
A dica que dou é: ame! Se você conhece alguém que está sofrendo de depressão, ame-o. Mas ame-o muito, mais do que suas forças permitem, pois o amor e o carinho são protagonistas da cura desta doença. Converse, gaste tempo ao lado dessa pessoa! Muitas vezes o paciente com depressão tem a necessidade de ser ouvido por alguém que não critique seu sofrimento, apenas escute e dê uma palavra de força. Esqueça frases do tipo “ah, comigo foi pior e eu não fiquei assim”... Ou ainda “você tem que sair de casa, ver gente, reaja!” Substitua estes jargões por “eu vejo a sua dor e não tenho noção do tamanho que ela ocupa em sua vida, mas estou aqui para te ajudar”. Entenda que a pessoa está doente e como tal, ela não escolheu ficar assim, então pare de exigir que a pessoa reaja, acorde pra vida e esteja junto de pessoas que muitas vezes nem entendem o sofrimento dela. Antes, leve-a a um lugar calmo, mostre a ela como a vida torna as coisas mais simples mais bonitas... Um nascer do sol, o perfume de uma flor, o controle do movimento das águas do mar que atingem seu limite e voltam e o canto dos pássaros.
Desta forma, você terá encontrado uma maneira de produzir pérolas dentro de si mesmo e ainda ajudar que outras pessoas produzam suas pérolas vencendo as dores dessa vida.

Esse foi o 2º texto de nossa coluna. A proposta é que neste mês de janeiro tratemos de assuntos relacionados à saúde mental. A cada mês, abordarei um tema e você pode sugerir sobre o que gostaria de ler. Obrigada e até quarta!

Um comentário:

NEU disse...

Adorei. Era tudo que eu precisava ler e saber no dia de hoje. Obrigada.
Como faço pra conversar com você??