quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dia dos professores: que saudades deste dia!

Disponível em: Bode Gaiato
Oi.
Ontem dia 15 de outubro comemoramos o dia dos professores. É impressionante e inevitável voltar nosso olhar para o passado e ver o quanto a tônica desta data foi sendo modificada. O dia dos professores do século XXI não é mais do que um feriado nas escolas de ensino fundamental e médio. Perdeu-se aquela sensação gostosa de abraçar um professor e dizer olho a olho o quanto ele é importante em sua vida. Perdeu-se o carinho e cuidado de abraçar e dizer palavras que não precisam ser tão bem elaboradas pois a emoção daquele momento e daquele abraço falam por si só. E eu sinto por isso.
Sinto não porque necessito me sentir amada e valorizada, mas sim, porque com o passar do tempo, perdeu-se algo indispensável na relação entre professor e aluno, a saber, o respeito. Se você tem mais de 20 anos vai entender o que estou expondo aqui. Há 20 anos, o professor era visto com olhos de respeito tanto pelos seus alunos quanto pelos pais desses alunos. Aquela coisa de pedir licença, dizer obrigado, por favor e desculpas.
Esta análise do que o mestre se tornou hoje poderia - deveria - ser diferente, afinal temos um mundo de avanços tecnológicos capazes de qualificar ainda mais o ensino. Temos também um amplo acesso a qualquer lugar/cultura do mundo! 
Mas, o que estamos fazendo para o professor resgatar o valor que tinha há 2 décadas? A relação entre professor e aluno tornou-se fria, congelante. O maior exemplo disso está na vida acadêmica intra universidade quando compartilhamos horas de aula sem nem ao menos dizer "parabéns", ou ainda "obrigado por sua contribuição em minha vida". Nada disso acontece! Antes, temos professores que sequer lembram do seu próprio dia e eu fico imaginando como seria especial que os seus alunos os lembrassem dizendo o quão importante são em seu desenvolvimento intelectual, profissional e pessoal. 
Como professora, digo que poucas coisas na vida me deixam tão feliz quanto um reconhecimento do meu trabalho. Para mim, não existe nada mais gratificante que ser reconhecida naquilo que eu faço, me empenhando ao máximo para entender as diversas necessidades dos meus alunos, dos meus discípulos.
O processo de ensino-aprendizagem deve ser bilateral, de modo que as partes entendam que alunos e professores têm responsabilidades e compromisso mútuo.
Assim vou vivendo, vou fortificando o meu ministério e fazendo amigos pra toda vida através do relacionamento em sala de aula.
Obrigada a todos que conseguiram entender o que minha alma falou a respeito da relação entre aluno e professor. 
Obrigada a todos os professores que passaram por minha vida e aqueles que ainda passarão. O que sou, o que acredito, o que eu penso e o que eu vivo tem grande participação dos mestres que passaram por mim.
Amo ser professora, amo ser aluna.
Com amor,
Hellen Taynan

Nenhum comentário: