terça-feira, 11 de junho de 2013

Entender - Reflexão do dia.

“Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam;” - Mateus 7.12a.


Por: Ronaldo Nascimento

Entender.

Cá estou eu pensando sobre compreender e ser compreendido.
Tempos atrás, parecia ser mais fácil o ato de entender e ser entendido, hoje, parece tarefa impossível. 
Logo, pelo fato de não mais nos conhecermos nem aos outros, surgem todos os tipos de teorias e simulacros sobre nós e os outros, obnubilando assim quem de fato somos e quem o outro é.
Se quisermos de fato entender alguém, é preciso entrar na tenda da sua existência, pois, este é o significado da palavra entender – entrar na tenda. Todavia, falta-nos tempo para tal tarefa. Certa vez, um crítico do pintor pós-impressionista Vincent van Gogh, o acusou de pintar rápido demais, ao que o artista lhe respondeu: “Não sou eu que pinto rápido demais amigo. É você que olha rápido demais!”.
Todos nós ora somos vítimas, ora algozes da mesma crítica dirigida ao artista, devido à pressa do nosso olhar – da nossa falta de tempo para apreciar o que é belo.
Para compreender alguém é preciso entrar na sua tenda, e olhá-lo com calma sem pressa, tal qual aquele que sabe apreciar a beleza e sublimidade da bela arte. Só assim, o entenderemos e poderemos de alguma forma o ajudar em suas demandas existenciais. Caso contrário, não sairemos do campo da superficialidade estéril, criticando rapidamente, pelo nosso rápido olhar, obliterando cada dia mais a essência do ser.
Que o Eternos ajude-nos a olharmos e sermos olhados sem pressa, com calma, adentrando a tenda do outro e permitindo que ele adentre a nossa, importando-se e sendo importado – tornado importante para outrem.
Chega de olhares superficiais, olhares que não ultrapassam a margem – olhares marginais – que dão origem a críticas obliteradas e epidérmicas. 
Quero o olhar demorado, como o fogo de lenha. Quero tanto a compreensão como o compreender, quero importar e se importado. Pois assim, nossa intersubjetividade será muito mais leve, aquilatada e também aquecida pelo calor do fogo da amizade que traz significância e significado ao nosso existir.
Quero entender e ser entendido, pois não há ser que não seja no outro.

"Ninguém quer entender, apenas quer ser entendido. Como se o resto do mundo precisasse parar para ouvir os seus problemas. É muito egoísmo." - Tássia Grahl

Nenhum comentário: