domingo, 9 de dezembro de 2012

Fazendo cookies em casa

Oi.
Gente, eu fiz tentei cookies hoje, encorajada por minha best, Carol Frincu. A receita está aqui e eu fiz quase tudo certo, quer dizer, ao invés da manteiga usei margarina e só usei o açúcar cristal claro, não usei o demerara nem sei se é assim que se escreve, enfim!
Ah, também fiz a METADE da massa que é recomendada pra testar a gororoba receita.
Vamos aos resultados:

1 - Pra começar, eu entendi por "gotas de chocolate", chocolate derretido. Mas como derreter? Primeiro tentei pôr em banho-maria, começou derretendo depois endureceu. Ahn? Aí eu coloquei a panela direto no fogo, não derreteu e ainda grudou chocolate no fundo da panela. Então decidi raspar o chocolate dentro da massa.
2 - Minha assadeira é pequena. Coloquei os cookies, como recomendado, com distância de 2 cm, mas eles cresceram demais e derramou tudo no forno. Foi massa pra todo lado. O que me leva a crer que esse tal de bicarbonato de sódio é poderoso!
3 - A primeira fornada saiu horrenda. Eu deveria ter tirado fotos porque contando ninguém acredita. A massa se espalhou e todos os biscoitinhos se uniram, formando quase uma pizza de cookies. Joguei no lixo.
4 - Na segunda fornada, fui mais prudente e coloquei apenas 6 biscoitinhos. Queimou tudo. Onde foi que eu errei???
5 - Da terceira fornada, saiu um mísero biscoitinho que poderia ser considerado comestível, mas os demais foram pro lixo. Mas como sou brasileira e não desisto nunca...
6 - Quarta fornada! Os biscoitos se espalharam e ficaram mto finos. Quando fui tirar da assadeira se desmancharam todos e aí eu decidi que pelo menos por hoje, a saga tinha sido encerrada.

Só que aí, entre a quarta e a quinta fornada, meu esposo chegou com fome e eu fui fazer a janta, então em meio a uma vasilha com massa de cookie, uma assadeira com biscoitos esparramados e mais finos que papéis, fui ralar cenoura, cortar cebola, temperar carne e descascar batata. Então começou a me dar uma agonia... E minha cozinha, a essa altura já estava com o lixeiro da pia no chão, o escorredor de pratos na mesa, o chão peguento de chocolate que caiu e pra completar, minha sandália quebrou e eu ainda tinha que fazer café. Café. Porque meu marido come arroz, purê e carne com café! Então, meus caros, diante desse retrato dessa visão do inferno, eu joguei o que sobrou da massa no lixo e fui botar ordem na cozinha.
Terminei a janta, deixei o marido comendo na sala e fui fazer a geral na cozinha. Lavei taaaaanta louça que só vendo! Aí me empolguei, lavei a pia, varri a casa, limpei o chão, botei uns panos no sabão e, exausta e suada como quem carrega 1000 tijolos, tomei banho e vim dedicar tempo ao ócio.
Saldo da receita de cookie:
Farinha de trigo, açúcar, margarina, ovo e chocolate jogados no lixo! E chocolate no lixo é, no mínimo, pecado.
E foi isso. No fim o que vale é que eu tentei, né? Valeu a intenção... Valeu?
Com amor e frustração,
Hellen Taynan

Nenhum comentário: