quinta-feira, 24 de março de 2011

DUMPING É MUITO RUIM!

Oi.
Suponho que tenha acontecido três vezes comigo, mas ontem foi a pior! Antes de mais nada, gostaria de registrar que minha dieta está excelente essa semana, estou muito orgulhosa de mim mesma!
Ontem fui jantar um mingau de mucilon e caprichei na quantidade do adoçante em pó (Magro). Poucos minutos após ingerir o mingau começaram os sintomas: muito suor, ânsia de vômito, taquicardia e uma agonia indescritível! Corri para o banheiro e forcei o vômito várias vezes mas, tudo o que eu expelia era saliva e muito raramente algum vestígio do mingau, mas bem fraquinho. Eu fiquei tão mal que minha mãe cogitou a idéia de me levar para o hospital, mas como eu já sabia do que se tratava, recusei a oferta dela.
Tirando a dor que eu senti na UTI no pós-cirúrgico, essa foi, sem dúvidas, a pior sensação que tive! Para finalizar a agonia, me deu diarréia.

Abaixo segue uma matéria sobre a Síndrome de Dumping:

A síndrome de dumping é uma resposta fisiológica devida à presença de grandes quantidades de alimentos sólidos ou líquidos na porção proximal do intestino delgado. A causa dessa síndrome é o rápido esvaziamento gástrico que pode se seguir à gastrectomia total ou subtotal, a manipulação pilórica, resultando em perda da regulação normal do esvaziamento gástrico e das respostas gastrointestinais e sistêmicas diante de uma refeição. Esse rápido esvaziamento gástrico pode refletir em liberação inapropriada de hormônios intestinais, que propiciam os sintomas gastrointestinais, como plenitude e distensão gástrica, dor abdominal, diarréia, sudorese, taquicardia, dentre outros. Esses sintomas podem aparecer rapidamente, dentro de 10 a 30 minutos após a refeição (precoce), ou cerca de duas a três horas depois (tardio).

O rápido esvaziamento gástrico leva a maior oferta de carboidratos ao intestino delgado proximal, pois a glicose (forma simples do carboidrato) é rapidamente absorvida. Por isso, os pacientes predispostos devem ter alguns cuidados, como: reduzir o consumo de carboidratos na dieta; realizar pequenas refeições; evitar a ingestão de líquidos durante as refeições, dentre outros. A suplementação de fibras pode retardar a absorção de carboidratos e reduzir a carga glicêmica e, consequentemente, reduzir a resposta insulínica.

Fonte: NUTRITOTAL


8 comentários:

FaH! disse...

Bem Hellen, negócio agora é investir nas proteinas que não vão te dar esse tipo de resposta né. Não to acompanhando seu blog há mto tempo, mas se vc já tiver saido do perioso pastoso acho que pode. :) Beijinhos!

Anônimo disse...

Hellen, se cuida p-ra que isso n~/ao venha a ocorrer novamente. Sei que você vai "acertar a mão".
Te acompanho a um tempinho e admiro essa sua luta. Continue assim que você chega lá!

Penelope Charmosa disse...

é amiga, isso é terrivel, sensação de morte mesmo.........ja senti....

O MuNdO dA LuA disse...

Amiga, só penso no que me espera...
ontem foi no anestesista (Hipolyto) e sexta volto em Dr. Flavio, tá chegando!!!

Unknown disse...

Own...
Acho que só o tempo nos ensina a controlar essas coisas né?
E ainda mais pq vc tá acostumada com o antes...
Mas vai dar td certo!!
Tô torcendo por vc.
;D
Beijos!

Tatha Talitha disse...

Poxa! Não conhecia isso não, muito obrigada pelo novo conhecimento

Bom fim de semana, bjokinhas =)

Gabriela disse...

Eu tive dumping leve com suco de laranja, e um mais forte com bolacha e requeijão, quando comecei a comer ... Meu, é incrível como a boca saliva neh ? Nunca vi tanta baba junto ! hahahahahaha

Outro dia tive de novo com uma coisa nada a ver, acho q foi pão, nem lembro, mas só um enjôozinho mesmo ...

Bjssssssss

Hanna Marques disse...

aii que ruiim se cuida pra não ter denovo flor
bjo