quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

O PROBLEMA DO BRASIL


A ruptura com o Estado Democrático de Direito no Brasil levou o país a um Estado de exceção. Eu não votei na Dilma e tinha muitas críticas à gestão dela. Porém, cada povo tem, quando não o governo que merece, o governo que escolhe. E essa é a base da Democracia. Por impeachment retiraram Dilma do poder e foi instituído seu vice conforme previsto na tão aclamada e pouco respeitada, Constituição. 
O que não foi previsto foi que um governante que compartilhava de mesma base política tomaria medidas tão antagônicas ao governo que o antecedeu. Mas o mercado financeiro comemorou! Ações subiram, o real valorizou. 
O desemprego aumentou. Programas populares foram extintos, afinal o problema do país é a falta de dinheiro. 

A reforma da previdência bate às portas. Afinal, o problema do país é que a população está vivendo mais e onerando o Estado. 
Mais de 60 mil vagas em órgãos públicos foram congeladas. Afinal, o problema do país é enxugar a máquina pública.
Direitos adquiridos a duras penas pelos trabalhadores são jogados pelo ralo. Afinal, o problema do país é culpa da deusa Thêmis que pende a balança sempre pro mais fraco. 
O Brasil voltou a ocupar o mapa da fome. Afinal, o problema do país é culpa da falta de planejamento familiar. 
Tem gente desempregada doando seus filhos porque não pode criar. Tem gente morrendo de fome, frio, de bala perdida... E tem gente, muita gente, morrendo na ignorância. 

A condenação do Lula fez a BOVESPA subir quase 4%. Para o meu bolso e desconfio também que para o seu, não veio nenhum 1,00; mas tem gente comemorando. 
Afinal, o problema do Brasil é, para muitos, o Lula solto.

Nenhum comentário: