domingo, 19 de janeiro de 2014

O 10º Mandamento.



Não cobiçarás a mulher do teu próximo; e não desejarás a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.





Aí vem você que tem sua família, que tem os bens que o suor do seu dinheiro pode pagar e fica desejando o que não é seu. A cobiça do que não lhe pertence, chega à mente através de uma janela muito perigosa: os olhos. Você olha, você pensa, você deseja. Este mandamento, em minha opinião, resume todos os outros acerca do que não se deve fazer. Logo, se o maior mandamento sobre o que se deve fazer está em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo; o maior mandamento sobre o que não se deve fazer é este da "anticobiça". 
Tudo o que é cobiçado além do que podemos ter é inveja e toda inveja é maldita. A maldição da cobiça do que não lhe é direito não cai apenas sobre você. Antes o seu pecado é duplicado quando você incita alguém a pecar também para satisfazer seu desejo. 
A televisão hoje tornou-se porta de entrada principal nos lares para infração deste mandamento. Casos de adultério, prostituição e homossexualidade nunca foram tão explícitos e tão "normais" quanto hoje. Tudo tornou-se natural e quem se posiciona contra é conservador, retrógrado, alienado...
Vejamos:
Deus instituiu a família, e creio que foi um dos maiores projetos concebidos. As famílias, geralmente, são constituídas sob escolha de um e outro de unir-se e ter um novo lar, que de forma consciente ou não, estão apenas cumprindo o mandamento do Senhor que diz "Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne". Ef. 5.31.
Como podemos então abrigar em nosso lar, santo, cenas que cogitam a separação de casais e até mesmo quando um se "descobre" homossexual, largando seu cônjuge por um parceiro do mesmo sexo? Mas isso pouco importa. O que importa mesmo é que não são poucos os crentes que hoje estão em suas casas torcendo para que o mocinho termine o casamento para unir-se à sua amante que é mais legal e possui atributos melhores que o da esposa. As novelas enredam os fatos de modo que apresentam o casamento como algo ruim; uma rotina, uma mesmice, às vezes dedicam capítulos inteiros a discussões que objetiva que o telespectador tome partido de um e fique contra o outro e logo forma-se um time torcendo pelo rompimento daquela união.
Isso é normal? Não. Mas acontece e se acontece, porque não procurar caminhos para justificar? Afinal de contas o vídeo imita a vida ou a vida imita o vídeo?
Moda, casos extraconjugais, gírias, jargões,bebidas, drogas, conflitos familiares, rebeldia de filhos, apelo sexual, sexo sem compromisso, inveja, mentira, ódio, assassinato, mal premeditado, planejado nos mínimos detalhes e este mesmo mal se dando bem no fim... É isso e nada mais que você está permitindo que entre em sua casa e ocupe lugar em sua família. O entretenimento passou longe e hoje o que temos é isso. E você vai continuar permitindo isso em seu lar? É isso mesmo que você quer para seus filhos?
E sobre o 10º mandamento citado acima: contente-se com o que você tem! E se o que você tem não lhe é o bastante, trabalhe para ter mais e se o que não lhe basta não pode ser comprado com o suor do seu trabalho, se o que não lhe basta é sua família, seu esposo/esposa, ore e peça com todo o sentimento que há no seu coração para que Deus limpe-o desta cobiça maldita. Isso provém do mal, não é obra de Deus. No mais, sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as fontes da vida. Pv. 4.23.
Reflita.

Um comentário:

Bella Dourado disse...

Concordo com o texto belíssimo, mas infelizmente não é só na tv, não é só nas novelas, tem lugares que estas coisas não deveriam sequer aparecer, e passeiam pelos "..." lugares.

"Isso provém do mal, não é obra de Deus. No mais, sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as fontes da vida. Pv. 4.23."

bjx guriazinha, lindo bloguito!!