quarta-feira, 25 de novembro de 2015

A CAUSA É NOBRE. OS ADEPTOS...

O facebook lança modinha, as pessoas seguem a modinha e assim caminha a humanidade. 

As coisas são lançadas em um sentido muito profundo, mas como as pessoas são rasas não alcançam a profundidade e desmoralizam até mesmo as causas mais nobres.

É aquela história de quem acusa o outro por disseminação do ódio, mas deseja que ele morra.
É aquela história dos rebeldes que para ir contra o sistema, depredam o patrimônio público.
É aquela história de quem usa #MeuAmigoSecreto para o bullying virtual.

O #MeuAmigoSecreto foi criado no intuito de denunciar machismo nas redes sociais. A campanha está tendo adesão muito ampla e isso animou muito os idealizadores. Se não entrar no mérito de chamar de "amigo" aquele que estupra, tortura e mata pode-se considerar que a causa é nobre, a saber, a denúncia em si. Já os adeptos...

O ciberespaço é o espaço mais democrático que existe no mundo! Todos podem entrar e sair quando quiser independente de qualquer característica social, demográfica, sexual, étnica, ideológica e cia. É tão aberto que pode até mentir idade. Aliás, pode construir um avatar! Ou qualquer outro ser que você queria ser, mas não foi, e que agora é graças ao fantástico mundo do facebook! 

Dentre todas maravilhas, as redes sociais virtuais conferem a cada um o arbítrio de escolher com quem vai se relacionar e quando vai. Se você não tolera a opinião dos outros. Se o comportamento dos amigos virtuais desagrada, pode trocá-los por outros amigos a qualquer momento sem sair de sua casa! É tão simples jogar o outro na lixeira. É tão fácil anular o outro para não conviver com o que ele diz. 

Ah, contemporaneidade... Todos tão eloquentes e tão surdos. Todos falam e poucos ouvem. E quem ouve e se coloca no lugar do outro? A tolerância acaba na página 2 não, no prefácio! 

É mais fácil ir no perfil virtual e "desassinar" o feed. Ninguém saberá que você o fez. Inclusive seu amigo que foi ignorado e ao lhe encontrar pessoalmente, lhe sorri de forma sincera acreditando em sua amizade.

Essa é a lógica do sistema e eu tenho remado contra a maré.
Incomodo por não aceitar a obrigação de ser feliz. Incomodo por ser autêntica. Incomodo por ser tida pessimista. Na verdade incomodo por ser sincera. E ainda bem que incomodo.

Nenhum comentário: