quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Chico Xavier, o maior brasileiro de todos os tempos

Oi.
O que dizer de um país que elege Chico Xavier como o MAIOR brasileiro de todos os tempos? Bom, é o mesmo que responder porque o Brasil ocupa o 88º lugar na educação, atrás do Paraguai, do Chile e da Bolívia. É o mesmo que responder porque nesse país, 14 milhões de pessoas não sabem ler nem escrever*. É o mesmo que responder porque elegemos palhaços e personagens famosos para ocupar o lugar de representantes do povo no poder público. Mas, "isso aqui ô ô, é um pouquinho de Brasil láia". E, de fato, é só um pouquinho mesmo. A sujeira esconde-se em baixo do tapete de nossa mente e, todos nós, somos co-responsáveis pelo país que construímos. 
O Brasil é um pedaço de cada um de nós. Suas práticas corruptas começam em nosso meio no querer levar vantagem sempre. Mas isso não deveria ser assim. Temos um país maravilhoso! Localização geográfica estratégica, campos em que "se plantando, tudo dá". Estamos livres das piores catástrofes naturais, não temos terremotos, tsunamis e vulcões. Mas, para que tudo isso se temos o povo que apoia de forma consciente (ou não), administradores corruptos que aspiram ao poder, ao dinheiro e à manipulação das mentes dos eleitores?
Eleger Chico Xavier é a prova cabal de que há algo de muito errado. Errado porque o "bem" que ele fez e o legado que ele deixou, não impacta de forma positiva toda a população. Existem diversas teorias corroboradas de fraudes quanto à sua prática mediúnica. O fato de eu não concordar com a eleição de Chico, tem menos a ver com convicções teológicas e mais a ver com a biografia dele. Qualquer pessoa que for em busca dos feitos dele, de forma mais aprofundada, perceberá as falhas em seu legado.
Mas, e Chico Xavier foi uma má pessoa? Não acredito, nem me proponho a negar seu caráter e sua índole. Acredito que ele levou uma vida simples, veio de origem humilde e até confortou muita gente com "notícias do além". Algumas frases suas são célebres e permanecem tão atuais como outrora foram. Mas o que me incomoda é "porque eleger um religioso?" Ou mais: porque eleger um religioso que, em tese, desagrada tanta gente? As pessoas que seguiam a Chico Xavier, estavam procurando respostas que só pertencem a Deus. Não venham me dizer que recorriam a Chico pela fé, porque é mentira! As pessoas recorriam a ele por egoísmo, ou pela ânsia de conhecer o que não é revelado.
Não se pode hoje negar a ligação espiritual de Chico Xavier com os "desencarnados", mas também, não se pode ratificar a benevolência dos espíritos os quais ele consultava até porque, como muitos sabem e creem,  o "Reino dos Mortos" não se confunde ou participa do mundo dos vivos.
Por fim pergunto-me o que levou os brasileiros a elegerem este senhor? Se foi por fanatismo, ignorância ou ingenuidade, pouco importa. A conduta dessa "geração coca-cola" vem se perdendo cada dia mais e à medida que o tempo passa, vou nutrindo a certeza de que eu deveria ter nascido em outro tempo, pois o fardo que se leva pro futuro é pesado demais.
Com amor e indignação,
Hellen Taynan

*Dados conforme: UOL

10 comentários:

Anônimo disse...

Mais de 80% do país é católica e evangélica,podemos justificar dai o motivo de nossas mazelas?!
A Suécia é um dos países de maior desenvolvimento econômico do mundo, é um pais de justiça e igualdade, e tem 85% do povo ateu e agnóstico.
Então, no fim das contas, os verdadeiros culpados de nossas mazelas somos nós mesmos com nossas intolerância e indignação, mascarada de amor. Assim como esse seu texto.

Roberto Ribeiro disse...

Concordo em tudo! É por isso que o Brasil está onde está atrasado em relação ao resto do mundo correndo atrás do prejuízo, mas falta muito para mudar essa cultura.

Anônimo disse...

Nem jesus agradou a todos , no seu tempo foi chamado de principe dos demonios .com Chico Xavier nao seria diferente.O mundo hoje precisa despertar para valores espirituais e nada mais necessario que Chico como icone deste despertar. Ao inves de " religioso " Chico foi o mensageiro da espiritualidade superior . Votar na princesa Izabel ou em Santos Dumont nao seria tao relevante quanto as questoes de um novo modo de vida a ser repensado. Chico exemplificou o intercambio entre a humanidade encarnada e a desencarnada , levando o consolo concreto a milhares de pessoas por mais de 70 anos . Hoje aos poucos a ciencia quantica esta a descobrir o espirito como elemento a parte do corpo carnal , assim como a transcomunicacao instrumental esta entrando em contato com os espiritos atraves dos computadores . As pessoas ao criticarem Chico estao muitas vezes chumbadas na sua crenca e nao na verdade.

Pousada De Pedra disse...

Ridiculo esta reportagem, como vc mesmo disse , estudo mais, leia mais, seja mais aberta ao nosso tempo!
Isto pq foi Chico xavier, se fosse Airton Sena? eu qualquer outro!

Marcelle disse...

VOCÊ É RIDICULA MINHA FILHA!!! QUE POST RIDICULO!! QUE BLOG RIDICULO!!!

VAI LER E ESTUDAR MAIS, ALÉM DE LAVAR A BOCA PRA FALAR DE ALGUÉM TÃO ESPECIAL QUE NEM O CHICO!!!

CHICO, O UNIVERSO TE AMA!!!

Pam disse...

pelo que eu vi... tem um bando de alienado lendo teu blog... Com certeza quem está precisando ler e estudar não é vc, são eles... concordo contigo... por isso que o Brasil tá assim!!!
Tudo bem ter fé, acreditar em algo que lhes faça bem... mas agora eleger como maior brasileiro de TODOS OS TEMPOS é demais!!!
#indignada

Anônimo disse...

quando souberes mais da "vida" se arrependerá do seu comentário de hoje. Mas não se preocupe, todos nós erramos e a misericórdia divina permite que possamos reparar nossos erros. Aliás, aprenderás que a tua própria consciência é o teu juiz.

Anônimo disse...

Cara, tu não acha que se acha demais não? Sua dissertação é péssima, clichê e totalmente sem noção. Defenda suas ideias ridículas com menos prepotência. A partir do momento que você tem um blog e que todos podem acessa-lo tenha o cuidado de ser mais imparcial. Ainda mais sobre religião, assunto que causa tanto problema. Todo mundo aqui sabe que essa sua opinião é baseada pelo fato de você ser uma evangelicazinha preconceituosa e mimada que ficou puta porque chico xavier é tão adorado e a única religião que salva,que eleva- A SUA- discorda dos ensinamentos espíritas por ter medo de perder seguidores tão fiei$$$

Hellen Taynan disse...

O que dizer de uma pessoa q critica, mas é covarde o suficiente para se manter no anonimato? Pessoas desse nível, nem vale a pena obter respostas. Continuem comentando, meus fãs e fiéis admiradores! Sua inveja é o meu sucesso! Beijo no cérebro!

Hermes disse...

É isso ai, Hellen, voce esta coberta de razão, o que não entra na minha cabeça, é que toda vez que criticamos alguem espirita ou católico, somos obrigados a ser protestantes, o que uma coisa tem a ver com outra? Eu critico o chico xavier, pelo retardado que ele era, nao importa se ele era espirita, evamgélico, católico, budista, ou o que quer que fosse, continuaria a ser um retardado, se ele ganhou como o maior brasileiro, esta na hora de abandonarmos esse pais, o robo curiosity que esta em marte, até agora não descobriu nenhum tipo de vida em marte, o chico psicografou que em marte tem vida inteligente, e maquinas super-avançadas voando em todo o planeta, eu até concordo ele ganhar se o programa se chamasse o maior retardado de todos os tempos.