domingo, 11 de março de 2012

1º ENCONTRO DE MULHERES CONGREGACIONAIS - PARTE 1

PARTE 1:


"A MULHER SERVINDO EM UMA NOVA REALIDADE"


Qual a tua petição? Et 5.3

A vida é feita de escolhas e a escolha que fazemos vai influenciar nosso futuro. Existe um momento de nossa vida em que temos que escolher viver e vencer, conforme fez Ester:
"E a moça pareceu formosa aos seus olhos, e alcançou graça perante ele; por isso se apressou a dar-lhe os seus enfeites, e os seus quinhões, como também em lhe dar sete moças de respeito da casa do rei; e a fez passar com as suas moças ao melhor lugar da casa das mulheres. (Ester 2:9)"
"E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti. (Ester 2:17)"

Devemos confiar em Deus e viver sob a Sua soberania. Observe como agiu Ester no capítulo 2, versículos de 10 à 17:

"Então falou Ester a Hatá, mandando-o dizer a Mardoqueu: todos os servos do rei, e o povo das províncias do rei, bem sabem que todo o homem ou mulher que chegar ao rei no pátio interior, sem ser chamado, não há senão uma sentença, a de morte, salvo se o rei estender para ele o cetro de ouro, para que viva; e eu nestes trinta dias não tenho sido chamada para ir ao rei. E fizeram saber a Mardoqueu as palavras de Ester. Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester: Não imagines no teu íntimo que por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino? Então disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu: vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci. Então Mardoqueu foi, e fez conforme a tudo quanto Ester lhe ordenou." (Ester 4:10-17)".

Temos que aceitar que quem realiza a obra, é Deus! Somos apenas instrumentos. Na passagem citada, Ester agora tem que decidir morrer. Ela se coloca diante de Deus e vislumbra a possibilidade de perecer, mas mesmo assim cumpre sua missão e na nossa vida, muitas vezes, acontece isso: precisamos negar a nós mesmos para evidenciar o Amor de Cristo.

Deus pergunta: qual a tua petição? E a resposta é: que eu seja uma mulher que influencia seu tempo e que muda a história.

Devemos conhecer bem nossa realidade para poder influenciá-la e para alcançarmos êxito, primeiramente, é necessário compreender quem somos.
  • Qual a nossa missão?
  • Qual a nossa visão?
  • Quais os propósitos guiam nossas ações?
  • Como nos mobilizar para cumprir nossa missão em Cristo?
Ester seguiu estes passos e se submeteu à:
  1. Decisão pessoal -  "Então disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu: vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci." Ester 4:15-16;
  2. Dependência de Deus através do jejum -  "Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci." Ester 4:16
  3. Renúncia e abnegação - "se perecer, pereci." Et 4:16.
  4. Estratégias certas através da conquista da confiança -  "E disse Ester: Se parecer bem ao rei, venha hoje com Hamã ao banquete que lhe tenho preparado. Então disse o rei: fazei apressar a Hamã, para que se atenda ao desejo de Ester. Vindo, pois, o rei e Hamã ao banquete, que Ester tinha preparado, disse o rei a Ester, no banquete do vinho: Qual é a tua petição? E ser-te-á concedida, e qual é o teu desejo? E se fará ainda até metade do reino. Então respondeu Ester, e disse: Minha petição e desejo é: se achei graça aos olhos do rei, e se bem parecer ao rei conceder-me a minha petição, e cumprir o meu desejo, venha o rei com Hamã ao banquete que lhes hei de preparar, e amanhã farei conforme a palavra do rei." Ester 5:4-8
  5. Envolver o povo -  "Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos." Et 4:16.
  6. Celebrar as conquistas -  "Também os judeus, que se achavam em Susã se ajuntaram nos dias treze e catorze do mesmo; e descansaram no dia quinze, e fizeram, daquele dia, dia de banquetes e de alegria.
    Os judeus, porém, das aldeias, que habitavam nas vilas, fizeram do dia catorze do mês de Adar dia de alegria e de banquetes, e dia de folguedo, e de mandarem presentes uns aos outros. E Mardoqueu escreveu estas coisas, e enviou cartas a todos os judeus que se achavam em todas as províncias do rei Assuero, aos de perto, e aos de longe, ordenando-lhes que guardassem o dia catorze do mês de Adar, e o dia quinze do mesmo, todos os anos, como os dias em que os judeus tiveram repouso dos seus inimigos, e o mês que se lhes mudou de tristeza em alegria, e de luto em dia de festa, para que os fizessem dias de banquetes e de alegria, e de mandarem presentes uns aos outros, e dádivas aos pobres. E os judeus encarregaram-se de fazer o que já tinham começado, como também o que Mardoqueu lhes tinha escrito." Ester 9:18-23.
Características da mulher que serve a Deus em uma nova realidade:
Fé, dependência, sabedoria, fidelidade, jejum, oração, obediência, humildade, santidade, dedicação, firmeza.

Um comentário:

Janayna disse...

Oi Hellen, tudo bem?
Podemos ser amigas?
Beijos