quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ofensas a Nordestinos no Twitter Ganham Repercussão no Exterior


A OAB de Pernambuco entrou nesta quarta-feira com uma notícia-crime no Ministério Público Federal em São Paulo contra a estudante de direito Mayara Petruso, que chocou o Brasil com mensagens racistas postadas no Twitter logo após a eleição de Dilma Rousseff no domingo.

Vários usuários se manifestaram de forma ofensiva aos nordestinos, mas, segundo a asessoria de imprensa da OAB-PE, a ação será concentrada em Mayara "porque foi ela quem começou". Dentre vários posts ofensivos, Mayara escreveu: "'Nordestisto' não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado" (sic).

Caberá ao Ministério Público Federal investigar o caso, e decidir se Mayara é passível de punição. A garota será alvo de duas ações: uma por racismo e outra por "incitação pública ao ato delituoso". A primeira estipula pena de 2 a 5 anos de detenção, e a segunda, de 3 a 6 meses de reclusão ou multa. O crime de racismo é imprescritível e inafiançável.

O escritório de advocacia Peixoto e Cury Advogados, em São Paulo, onde Mayara era estagiária, divulgou nota nesta quarta-feira lamentando a postura da estudante. Ela já não trabalha mais no escritório. "Com muito pesar e indignação, (o Peixoto e Cury Advogados) lamenta a infeliz opinião pessoal emitida, em rede social, pela mesma, da qual apenas tomou conhecimento pela mídia e que veemente é contrário, deixando, assim, ao crivo das autoridades competentes as providências cabíveis", diz o escritório, em nota divulgada à imprensa.

A história da estudante de direito, que postou mensagens de ódio contra nordestinos no Twitter logo após a eleição de Dilma Rousseff (PT), teve repercussão num dos maiores jornais do mundo, o britânico Telegraph.

O texto do jornal inglês explica que a maior parte da população da região Nordeste do Brasil é composta por negros e pardos, enquanto o Sul é predominantemente branco.

O Telegraph explica também que é errada a percepção de Mayara e outros usuários do Twitter que afirmaram que Dilma só foi eleita por causa dos votos do Nordeste - a candidata do PT ganharia a eleição mesmo sem os votos dessa região.

A reportagem cita declarações do presidente da OAB-PE, Henry Mariano, que classificou as ofensas de Mayara como inaceitáveis. "Como alguém com esse comportamento pode se tornar um profissional que depois lutará por justiça e direitos humanos?"

Fonte: Yahoo! Brasil

5 comentários:

Romeyka Aguiar disse...

DEVE SER PUNIDA SIM !

Minha mãe é Nordestina´.

Aliás , o Nordeste todo é lindo e

pessoas maravilhosas e muito

receptivas, conheço o Ceára que

já fui 3 vezes e A-M-E-I , Paraíba

cidade da minha Mamis e marido,

Alagoas entre outras e AMOOOO o

nordeste que sempre entra em nosso

roteiro de férias !

Se os nordestinos precisou sair de

lá para tentar a vida em outros

Estados é porque faltou lá

políticas de emprego e hoje isso

tem mudado bastante AINDA BEM ,

porque com certeza é melhor ficar

lá naquelas cidades lindas e com

muito mais qualidade de vida que

a violência e poluíção de São

Paulo por exemplo ...

Mário Flávio disse...

"Vixe Maria ! essa quenga tá variano é? sai pra lá gota serena!
ôchi, que coisa feia ! "
Seria assim que um Nordestino de raíz, falaria ao mostrar sua indignação diante de tamanho preconceito e vindo de uma estudante de direito, vejam voces!

Tomara que ela não vire "celebridade instantânea" e venha a ganhar dinheiro abrindo as pernas para a "PLAY BOY"

Ela tem que ser punida sim, para dar exemplo, assim " que nem ela" tem muitos que nutrem um ódio gratuito pelo povo Nordestino e pessoas "diferentes"
Uma pena interessante seria ela vir a Caruaru e trabalhar "voluntariamente" na feira, vendendo boneco de Barro e Bananas, tendo ao fundo um autentico Forró Pé de Serra com ZABUMBA, TRIÂNGULO E SANFONA, com músicas - que não são poucas- falando da história e do carater do povo Nordestino, e ao mesmo tempo um telão com os discursos do NOSSO QUERIDO presidente NORDESTINO respeitado no MUNDO inteiro, LUIS INÁCIO "LULA" DA SILVA, que é daqui pertinho, CAETÈS, ao lado de GARANHUNS.

Olha ai menina vem prá cá, comer rapadura vem! aqui também tem MANDIOCA, ah tem!

Caline Galvão disse...

Eu sou nordestina, não sou iletrada, não moro na seca, meu Estado da Paraíba é simplesmente belíssimo, temos lindas e gostosas praias, temos cérebro, temos cientistas, temos doutores, mestres, bacharéis e licenciados, temos médicos (inclusive, temos oncologistas que pessoas de estados vizinhos vem para cá a fim de se tratar com eles), temos as TURMALINAS AZÚIS únicas no mundo inteiro... Enfim, essa estagiariazinha se considera tão mais inteligente que os nordestinos que teve a brilhante capacidade de destruir a própria carreira profissional. Uma vergonha para o Estado de São Paulo (o mais poluído e caótico Estado do Brasil).

Anônimo disse...

Não sou contra nordestinos, principalmente as nordestinas :P !!! Mas sou do sul, sou mais o povo do sul que trabalha para sustentar as bolsas esmolas espalhadas pelo país!!! Ou algo tem que ser feito para que a economia fique em seu lugar de origem, ou já é tempo de pararmos tudo e desistirmos dessa ilusão de patria amada chamada Brasil!!!

Missionária Bella Dourado disse...

Eu sou do Sul!
Não sou melhor nem pior qu nínguém e este tipo de comentário infeliz desta garota tem e deve ser punido porque esta parte de gente que vive com a cabeça oca são os mesmos que matam mendingos, negros, indios e por ai vai.
Imagina esta criatura sendo magistrada.
Se eu tivesse poder e vivesse no tempo da lei diria que ela deveria ser punida, castigada, humilhada como faziam nos anos A.C.

Palhaçada! Cada um vota em quem quiser e quem não quiser não vota;mas não é uma eleição ou qualquer outra coisa que va dar o direito de alguém sair defecando pela boca.

É vergonhoso........