quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Viva mais? Comentando absurdos de uma revista popular...

Quem passa por uma banca de revistas no centro da cidade, no mínimo pára para ler a manchete da capa "Perca 1kg por dia". Realmente... Quase todas as mulheres páram pra olhar e algumas (como eu, por exemplo) compram a revista.
Tudo bem que 1,49 não é nada. Mas milhares de pessoas comprando a revista, rende a editora milhares de reais pela edição. Comprei a revista e fui folheando cada página e à medida que lia as matérias, tive a ligeira impressão de que a editora "Abril" ou subestima demais suas leitoras, ou faz questão de afrontar a inteligência do seu público.
Este "comentário-crítica", será enviado à editora também. Em cada página da revista, encontrei absurdos. Alguns, inclusive, que podem trazer danos irreversíveis à nossa saúde! Como forma de avisar as pessoas leigas, faço questão de fazer uma análise minuciosa das principais reportagens da edição 489 da revista Viva Mais!


1 - Abrimos a revista e das 42 páginas, 8 páginas CHEIAS são de propagandas. Aí a revista já perdeu mais de 20% do conteúdo;

2 - Página 05 achei a mais interessante! Só lamentei ser tão superficial... As 42 páginas, poderiam virar um panfleto com uma página só desde que tão útil como esta. Fala do reajuste do Ministério do Trabalho ao valor do seguro-desemprego, divulga preços de passagens da companhia aérea Azul http://www.voeazul.com.br/, mostra em uma pequena nota, uma Bíblia escrita em siríaco que foi encontrada no norte do Chipre e pode ter mais de 2 mil anos e na coluna da direita, traz "curtas" que são curiosidades pertinentes.

3 - Traz 06 páginas de fofocas e 02 de horóscopo, mais um desperdício.

4 - Página 08 a "matéria de capa"... A revista alega que a dieta foi elaborada por uma nutricionista, logo, admito que minha ignorância seja imensa diante de uma profissional. No entanto, o bom senso me impede de acreditar que um ser humano possa ficar de pé e bem humorado com uma dieta dessas! Lá vai:

- Tomar no 1º dia, em jejum, um copo d'água com ameixa e linhaça; no café da manhã água-de-coco com couve e por aí vai... Isso é só o começo!

- No segundo dia ao acordar você toma um "delicioso" suco verde que mistura maçã, pepino, couve, aipo, hortelã e cenoura no liquidificador. Agora beba sem fazer careta, viu??? Daí no café da manhã, antes de enfrentar um dia de trabalho, vc faz a "nutritiva" refeição de 2 (DUAS) rodelas de abacaxi e 300ml de suco de laranja. Às 10 horas você ficará muito saciado com 2 kiwis. Meio-dia... Parece piada, mas seu almoço será um prato CHEIO de salada crua!!! Ai gente... Pensa pelo lado bom, é um prato CHEIO! No jantar, delicie-se com um prato de sopa de inhame!

- No terceiro dia você não vai ressucitar como Jesus Cristo... Vai tomar um rico café da manhã composto por 1/2 manga "haden" (tem que ser essa aí...), 02 ameixas, 02 kiwis e 01 fatia de mamão. No almoço coma a ENORME quantidade de 02 xícaras de chá de salada de frutas e 04 castanhas-do-pará.

A dieta traz mais coisas, por exemplo, no terceiro dia, tome muito chá de abacaxi (?) e na ceia, 04 uvas... Mas o "miolo" da dieta está acima.

O melhor de tudo é ler a declaração da nutricionista dizendo:

Exercícios físicos são sempre bem-vindos! Você estará bem nutrida. Só evite
exercícios de alto impacto.

Deve ser brincadeirinha... Só pode ser!

Continuando...

- Página 11 "quando vale gastar" traz a atriz Tania Khalill, mas eu não sei
porque, já que não tem nenhuma citação dela, entrevista ou conselho... Enfim! Lá
vai:

  • A matéria sugere economizar em batons e alega que "compensa ter vários,
    baratinhos, de tons diferentes, do que apenas um, caríssimo". O que a revista
    não fala é que existe produtos que entram no mercado sem controle de qualidade, com alto teor de chumbo para melhor fixação e durabilidade e que esses componentes químicos, podem causar males que vão desde um simples ressecamento e reações alérgicas por corantes "batizados" até um câncer.
  • Economize no condicionador, pois segundo a revista, todos têm "o mesmo
    objetivo" então o diferencial é a "textura e o cheiro". É importante saber que:
    existe produtos à base de óleo que absorvem a oleosidade natural do cabelo,
    deixando os fios pesados, com sensação de sujos ou excessivamente ressecados e com pontas abertas. Outros condicionadores, possuem um ph diferenciado e
    favorecem o surgimento de caspas e queda de cabelo. Se o condicionador
    tiver um cheiro maravilhoso que todos sintam de longe, é melhor investigar a
    porporção das essências utilizadas.
  • Economize em hidratante corporal. Bom, isso eu também concordo, desde que
    não seja oleoso demais. A base de hidratação para o corpo é sempre a mesma.
  • Economia em protetor solar? Só na Viva Mais! Um protetor solar pode
    ser responsável por aparecimento de manchas em sua pele, acne e até queimaduras! Fale com um dermatologista. É sua pele que está em questão.
  • Economizar em xampu porque, segundo a revista, "qualquer um consegue remover as impurezas da cebeleira". Não entra nessa, ok? Xampus são muito importantes. Eles têm ph que podem ser ácidos, neutros ou básicos. Um xampu com ph elevado, vai abrir as cutículas dos teus fios e acumular resíduos de poeira, poluição, etc.
  • A revista sugere investir mais em cremes anti-idade e em corretivos e base.
    Paradoxo para quem não se preocupa com protetor solar e batom...

- Página 22. Essa foi o cúmulo do absurdo!!! "Infecção nunca mais!" A revista alega ter entrevistado um professor e médico urologista do Hospital Sírio-Libanês em SP. Não vou nem comentar a montagem que fizeram do aparelho urinário... Não encontrei a imagem na internet, mas até quem não entende nada de anatomia, estranha a posição dos rins na altura do fígado, nas costelas ligados por ureters que mais parecem um estetoscópio finalizando uns 40 cm depois na uretra. Uma aberração! Mas o pior não é isso. O pior está nos "8 hábitos que salvam você" o sétimo hábito é "quem tem cistite frequentemente deve, sob recomendação médica, tomar antibiótico preventivo num período de três a seis meses." Bom... Gostaria, sem pretensão de tomar o lugar de ninguém, de informar que a função de um antibiótico é eliminar bactérias responsáveis por infecção. Não existe "antibiótico preventivo" muito pelo contrário... O uso concomitante de um mesmo antibiótico, desenvolve resistência da bactéria à formulação sendo necessário o aumento da dose, ou mesmo a substituição do medicamento. Daí você usa como "prevenção", 3 meses um antibiótico, vc está adaptando o seu organismo a resistir a ação deste medicamento.


- Na página 28, a revista ensina a fazer um "porta-alfinetes" com garrafa pet. Mostra fotos de um trabalho sem muito capricho e sugere um gasto de 2,00 e a venda por 10,00!!!


- A última matéria relevante da revista está na página 40 e é assinada por Zibia Gasparetto. Não querendo demonstrar intolerância religiosa, e desprovida de pré-conceitos, pois só se pré conceitua o que não se conhece e uma vez conhecido, o pré, torna-se conceito; gostaria apenas de observar o seguinte: A matéria intitulada "A escolha de com quem reencarnar", sobrepõe a vontade humana à vontade divina, quando sabemos que somos criaturas e como tais, sujeitas à vontade do Criador. Não obstante a isso, o espiritismo ignora as leis da própria física ao negar as noções de tempo e espaço, deixando o homem escolher em que tempo existirá, onde e permitindo até a ocupação de 2 corpos num mesmo espaço. Especificamente nesta matéria, a escritora deixa claro que Deus está sujeito a obedecer a vontade do homem em reencarnar quando queira, onde queira e como queira. Convivendo com pessoas de sua escolha. E Deus? Não menciona... Apenas "espíritos evoluídos". Outro detalhe que vale a pena destacar é a seriedade das pessoas que se colocam à disposição para assinar matérias numa revista que traz informações errôneas e que podem complicar a vida de muitas pessoas. É muito bom ver uma autora do porte de Zibia numa revista dessas e não ver autores sérios seguidores da Bíblia. Isso só me dá mais certeza ainda de que o evangelho é sério e deve ser encarado como tal.

5 comentários:

Joelson Gomes disse...

Bem meu amor, como tenho minhas reservas com a editora Abril, eu sempre não ABRO, fecho as revistas dela (lembra que eu semopre digo? Livro, revista se compora pelo autor e pela editora, e uma editora que faz uma revista do tipo da VESGA opa Veja não merece confiança, não me surpreende os erros desse "caça níquel" de mulheres desinformadas feito em fundo de quintal. Ainda bem que você é diferente, mas é claro, tinha que ser. Te quero, bjos.

La Belle disse...

Muito interessante seu post Hellen... realmente se analisarmos o conteudo da revista não se aproveita praticamente nada... mas é o comercio neh.

E estou aproveitando para lembra-la que hj esta iniciando o nosso desafio... então não se esqueça de deixar o seu peso inicial tá... Bjkas amiga e uma excelente semana.

La Belle disse...

Voltei pra te avisar que deixei um selinho pra vc la no meu blog ... Bjkas.

Suzana... disse...

Oii, Hellen ...

Adorei seu blog, muito lindo e informativo.

Concordo com vc ... essa revista sem noção.

Espero poder acompanhá-la, sempre. Aguardo vc no meu cantinho.

Super beijo !!!!

karlinha™ disse...

Tô bege...rs
Eles devem pensar que por esse preço o público alvo num deve ser lá essas coisas.
Credo!!!
Bjs,