segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Saudade...


Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego-português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".
Diz a lenda que foi cunhada na época dos
Descobrimentos e no Brasil colônia esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações. Provém do latim "solitáte", solidão.

A expressão "matar a saudade" (ou "matar saudades") é usada para designar o desaparecimento (mesmo temporário) desse sentimento. É possível "matar a saudade", e. g., relembrando, vendo fotos ou vídeos antigos, conversando sobre o assunto, reencontrando a pessoa que estava longe etc. "Mandar saudades", por exemplo no sul de Portugal, significa o mesmo que mandar cumprimentos.
A saudade pode gerar sentimento de
angústia, nostalgia e tristeza, e quando "matamos a saudade" geralmente sentimos alegria. Em Portugal, o Fado está diretamente associado com este sentimento. Do mesmo modo, a sodade cabo-verdiana está intimamente ligada ao género musical da morna. No Brasil, esse sentimento está muito retratado no samba de fossa e na bossa nova.


Saudade "é a 7ª palavra mais difícil de traduzir"
BBC, Londres.

Uma lista compilada por uma empresa britânica com as opiniões de mil
tradutores profissionais coloca a palavra "saudade", em português, como a sétima
mais difícil do mundo para se traduzir.


E diante de tudo isso, só penso que vou murchando por dentro... Meu coração tá apertado, se afogando nas lágrimas que descem pelos meus olhos e que se chamam saudade. =(


Fontes: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u398210.shtml , http://pt.wikipedia.org/wiki/Saudade


Um comentário:

La Belle disse...

Oi Hellen ... achei seu blog muito legal... cheio de informações e sugestões muito boas... Adorei... Bjkas.