sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

CID 10 - F31: NÃO EXISTE CERTEZA NA VIDA DE UM BIPOLAR

Eis alguns antagonismos:
"Um calor muito frio."
"Um bem que é mal."
"Uma escuridão clara."
"Um bipolar com certezas."

A metamorfose ambulante cantada por Raul, é apenas uma casca de como pensa um indivíduo que é bipolar. Não aqueles que sofrem de indecisão, fraqueza de personalidade, insegurança, baixa autoestima ou frescura. Mas um bipolar mesmo, desses que saem do consultório rotulado e de receitinha carimbada.

Pessoas que sofrem de Transtorno Bipolar, não deveriam nunca dizer sim ou não. A turma do talvez deve sempre ser idolatrada sob um fã clube presidido por ele próprio.
O que faz você quando se arrepende de uma escolha? Chora, maldiz o mundo, grita... Ou, se for maduro o suficiente, para, reflete, encontra-se consigo mesmo, ergue a cabeça e aceita que daqui pra frente vai agir diferente e aprender com seu erro.
O que um bipolar faz quando se arrepende de uma escolha? Isola-se, fere-se, flerta com a morte e às vezes casa com ela.

Um bipolar nunca aprende com seus erros e por isso os comete repetidas vezes durante sua vida.
Um bipolar não precisa de medicamentos. Ele não vai se curar com isso.
Medicamentos psiquiátricos apenas dopam. Tiram a pessoa da realidade. Bloqueiam algumas sinapses cerebrais para o bem-viver em sociedade. Mas, na verdade, querem o bem-viver DA sociedade, nunca o do doente. Aliás, não existe bem-viver em uma personalidade doente. Não existe nem vida.

F31 é um transtorno. É pior que metástase. Afinal, antes definhar padecendo de dores físicas e sabendo o seu fim a morrer emocionalmente. Apodrece por dentro, mas continua em pé.

Nenhum comentário: