segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Frase compartilhada e analisada

Oi.
Uma frase me chamou atenção no facebook. A frase dizia:

O cristianismo nos afirma que Deus tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, Deus tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
Ok.
Vamos lá!
Algumas coisas não podem passar despercebidas em tal afirmativa. Joelson me chamou atenção para uma delas e eu resolvi desenvolver aqui.
Em primeiro lugar, a lista das 10 coisas referidas na mensagem, ao que se entende, seriam os Dez Mandamentos. Vou colocar aqui para quem não os conhece:


Supondo que você seja muito hardcore e abomine a Deus ou ao cristianismo, você certamente excluiria os 4 primeiros. Os demais, são regras de boa conduta, boa convivência e, em último caso, violá-las torna-se crime.
O fato é que sob algum código sua vida será regida. Não há como livrar-se. Em uma sociedade sem regras, a regra é não criar regra, o que também é uma regra.
Não obstante a isso, a frase do início apresenta outro problema: em nenhum lugar se tem registro desse ambiente descrito o qual é o destino de quem não cumpre os mandamentos. A bíblia não registra isso. Essa descrição é uma visão disseminada pela Igreja Católica Romana. Fora ela, é bem ilustrativa para se referir ao inferno em filmes e novelas.
Acredito que, quem cumpre os mandamentos de Deus, cumpre-os por amor e respeito a Deus e não por medo do inferno. Ou, pelo menos, assim deveria ser. Quem não os cumpre, não sei o que Deus tem reservado, mas o castigo da justiça terrena, é bem previsível em códigos legislativos.
E porque os mandamentos deveriam ser cumpridos? Ora, são mandamentos divinos. Entendeu? Deus manda, a gente obedece. Ou?

Nenhum comentário: